terça-feira, 14 de setembro de 2010

A praia e o Quebra Mar da Barra da Tijuca

                      


Quebra mar


 No momento é a praia mais badalada e nos fins de semana o acesso ao bairro fica extremamente congestionado.A areia é branca e fina, o mar é agitado e em alguns pontos perigoso. As ondas fortes são propícias à prática do surfe, do bodyboard e do windsurfe. Em alguns pontos é poluída, como na saída do Canal de Marapendi, ao lado do Quebra Mar (1), numa parte conhecida como praia dos Amores. A parte do Quebra mar, que possui um píer recém construído, é adjacente à parte do bairro conhecida como Jardim Oceânico, a região mais antiga da Barra da Tijuca, um bairro que não tem mais de 30 anos. É ali que se encontra o ponto mais badalado da praia da Barra: exatamente o ponto em frente ao quiosque arraca do Pepê (2), o conhecido campeão de Asa Delta que faleceu no Japão no começo da década. Ao lado direito da Barraca do Pepê encontram-se os entusiastas do corpo, freqüentadores de academias com corpos esculturais. Um pouco mais adiante, pelo lado direito, ficam os praticantes de windsurfe nas ondas e não é difícil encontrar ali a campeã de windsurfe Dora Bria. Já para o lado esquerdo da Barraca do Pepê, na faixa de areia em frente à Cantina Tarantella (3), fica a sede mais recente do Posto Nove de Ipanema, ou seja, os freqüentadores mais preocupados com um bom papo e uma brisa do que exatamente o culto à própria anatomia. Na região em torno da Barraca do Pepê fica o novíssimo Café do Gol (4) , o bar temático do jogador Romário, ponto certo de badalação. Mais badalação na Avenida Sernambetiba fica por conta da Cervejaria Biruta (5) e do complexo de entretenimento Greenwich Village (6). Os surfistas têm seus pontos definidos, principalmente no meio da Barra, em frente aos Edifícios Beton, ou perto do condomínio Barramares (7), em frente ao 3600 da Av.Sernambetiba (8), recentemente renomeada Av.Lúcio Costa. A praia é totalmente margeada por uma ciclovia e um calçadão com quiosques dos quais se destacam o já mencionado Barraca do Pepê e o Viajandão (9), ponto preferido do craque Romário, que ali pratica seu segundo esporte favorito: o futevôlei.


kite
Praia lotada de banhistas









Para Surfistas seguem as dicas: 
São 18 km de praia com água geralmente limpa e centenas de condomínios que dão nomes as valas que abrigam milhares de surfistas. Os Bancos de areia formam valas que aceitam swell de qualquer direção. Esquerdas prevalecem com swell de leste e direitas com swell de sul e sudoeste. As ondas nos dias de swell pequeno propiciam várias manobras e nos dias de swell grande as ondas são pesadas e tubulares com arrebentação difícil.

Sorria, você está na Barra!

Historia da Barra da Tijuca


A ocupação da Barra e de Jacarepaguá começou em 1594, com a concessão de duas sesmarias pelo governador do Rio de Janeiro da época, Salvador Corrêa de Sá, a seus dois filhos, Martim de Sá e Gonçalo Corrêa de Sá.
As terras de Gonçalo Corrêa de Sá foram legadas em testamento por sua filha, Victória Corrêa de Sá, ao Mosteiro de São Bento. Os monges tomaram posse da área em 1667 e fundaram várias fazendas, onde se dedicaram por mais de 200 anos à cultura de cana de açúcar, mandioca e criação de gado.
A sesmaria de Martim de Sá ficou em poder de seus descendentes até 1694, quando foi vendida à família Serpa Pinto, que fundou ali a Fazenda da Restinga. Em 1920, esta passou ao controle de uma companhia ferroviária inglesa.
Em 1938, o industrial Euvaldo Lodi fez o primeiro loteamento da Barra, ele também foi o responsável pela fundação do loteamento do Jardim Oceânico.
No fim dos anos 60, com a abertura do túnel Dois Irmãos e do elevado do Joá, ligando a Zona Sul à Barra pela costa, deu o início para o projeto de urbanização idealizado pelo arquiteto Lúcio Costa. Esse plano tinha por objetivo controlar a expansão urbana e preservar a geografia do lugar, suas belezas naturais como as praias, as dunas, restingas e lagoas, já que era uma das últimas áreas disponíveis para onde a cidade poderia se expandir. O ponto central do plano era a construção de duas vias principais, a Avenida das Américas e a Avenida Alvorada (atualmente Avenida Ayrton Senna), que fariam a ligação de todo o bairro, e também limitava os gabaritos para construção dos prédios, dentre outros aspectos. Também definia os usos do espaço: residencial, comercial, lazer, preservação ambiental. As moradias se concentrariam em uni ou pluri-familiares, formando os já conhecidos condomínios fechados, que tentam reproduzir dentro deles um pequeno centro com comércio e serviço, dando segurança a seus moradores.
Lúcio Costa pretendia ordenar essa “nova área” da cidade, caracterizada por ser uma extensão das áreas de Copacabana, Ipanema e Leblon, a zona Sul da cidade. Impedindo que acontecesse o que ocorreu nesses mesmos bairros, uma barreira de cimento construída nas avenidas litorânea, bloqueando a vista do mar dos demais quarteirões. Com esse plano, Lúcio Costa pretendeu harmonizar a urbanização e a natureza.
O bairro apresentou a partir da década de 70 um grande impulso de ocupação, caracterizado por um rápido processo de expansão e urbanização, no qual transformou rapidamente uma área pouco habitada, onde predominava a agricultura, em um espaço bastante ocupado e movimentado, e que atualmente é um dos mais valorizado do Rio de Janeiro. De acordo com a contagem de 2000, feita pelo IBGE, o bairro apresenta uma população de aproximadamente 174,353 habitantes.
Shopping New York

Desenvolvimento

A Barra da Tijuca apresenta uma urbanização totalmente diferente da maioria dos bairros do Rio de Janeiro, com uma predominância de ruas largas de alta velocidade onde há poucos pedestres e ciclistas. Em alguns pontos da cidade a urbanização ainda se assemelha com a dos bairros mais tradicionais, porém no nosso trabalho escolhemos trabalhar com a Avenida das Américas que é uma das maiores da cidade e a mais característica da Barra.
A Avenida das Américas se estende desde o início da Barra até o bairro de Vargem Grande passando ainda pelo Recreio dos Bandeirantes e é uma via de alta velocidade onde os motoristas costumam andar em velocidades superiores a 80 km/h. Esse fato é determinante no que diz respeito ao planejamento de design da comunicação visual dos estabelecimentos comerciais que se instalam ao longo da Avenida.



Shopping Cittá América- Hard Rock Café
 Os shoppings
Ao longo das Américas, como é chamada, estão várias lojas de automóvel, supermercados, prédios comerciais, condomínios residenciais, shoppings abertos e fechados. Os shoppings abertos são aqueles que dispõe suas lojas para o lado de fora e a circulação dos freqüentadores é ao ar livre. Nesses shoppings a comunicação das lojas é semelhante a de lojas de bairros como os da Zona Sul por exemplo, pois a experiência dos freqüentadores é parecida com de pedestres que andam em calçadas. Os shoppings fechados como o Barra Shopping ( principal shopping do bairro ) já dispõe suas lojas para dentro, ou seja, o freqüentador tem que entrar no shopping para ver as lojas, o que também altera a comunicação das lojas com os clientes. Existem ainda shoppings mistos onde as lojas são dispostas para fora e para dentro e ainda existem escritórios e consultórios médicos de diversos ramos instalados nos andares superiores e em prédios anexos.

Shopping Dowtown
Shopping ao ar livre
Quem imagina o shopping como um pólo de compras fechado, se surpreenderá ao conhecer o Downtown, um dos pontos mais procurados da Barra da Tijuca.

Como o próprio nome diz, ele supera tudo o que um centro de cidade oferece. Além de abrigar um dos mais variados pólos de compras, destaca-se pelo excelente centro gastronômico, pelas ótimas opções de lazer e as mais procuradas salas comerciais (dentre consultórios, imobiliárias, clínicas, laboratórios)...tudo ao ar livre, cercado pela mais bela riqueza paisagística.

Ao entrar no 
Downtown, não há quem não se encante com toda a inovação na arquitetura dos prédios, com todo o conforto proporcionado por facilidades tais quais: amplo estacionamento – que não deixa ninguém ficar horas procurando por vagas – e funcionamento 24h – valendo lembrar que é um horário cumprido pelo shopping, não necessariamente por todas as lojas.

Isso sem falar no cenário bucólico, permeado por lagoas, jardins, chafarizes, alamedas de árvores...Reunindo o clima de harmonia e tranqüilidade das praças ecológicas às necessidades do consumidor da atualidade, que inclusive pode levar seu cachorro para dar uma volta numa dessas lindas praças. Isso mesmo! O
Downtown pensou até naqueles apaixonados por animais de estimação, que sempre se lamentam por verem restringido o acesso de seus bichinhos aos locais.

De acordo com a época do ano, o shopping atrai todo o tipo de público com eventos culturais, infantis ou temáticos. Sejam exposições, teatros infantis, apresentações de corais, bailes ou circuitos gastronômicos, sempre há aprovação unânime de quem vai até o 
Downtown conferir.

O shopping dispõe também de uma pequena área fechada, onde está situado um dos maiores cinemas, com horários de exibição que adentram a madrugada. É nesta área que também se reúnem Giraffas, Bobs, Mc Donalds, Rei do Mate e muitas outras opções de fast food. O centro gastronômico em si permeia o shopping, com as mais variadas opções e preços. Restaurantes famosos como Galeria Gourmet, Bistrô Brasil, Barril 8000, Na Pressão são alguns que atraem ainda mais clientes com apresentações de música ao vivo, que animam o ambiente, transformando o tranqüilo shopping numa perfeita sugestão de Vida Noturna.

Há ainda privilegiados que estudam no meio de tudo isso. Exatamente! Uma das unidades da UGF está localizada no
downtown. Se você quiser tomar um café antes da aula, não deixe de passar numa das melhores cafeterias – o Armazém do Café - ou aproveitar uma das quatro livrarias para comprar alguns dos best-sellers oferecidos.
Shoping Downtown


Totens e letreiros

Outro fator de grande relevância nessa área de comunicação visual da Barra é a dimensão do bairro em si e dos shoppings e lojas que o ocupam. Devido a extensão da Barra, todos esses estabelecimentos são muito grandes e tem necessidade de mostrar essa grandeza em sua identidade visual. Esse fato é comprovado pelo tamanho dos totens que expõe as marcas dos supermercados e shoppings. Alguns, ainda acumulam marcas de estabelecimentos que não existem mais, pois estes já se tornaram indicadores da localidade, como o supermercado Pão de Açúcar que ainda tem o totem do Freeway que foi o primeiro supermercado que se estabeleceu naquele prédio e se tornou o nome do lugar e é usado até como ponto de referência por algumas pessoas. Isso acontece com muitos shopping e lojas ao longo da Avenida das Américas como o hipermercado Extra que abriu uma loja onde antigamente existia o Paesmendonça, hoje em dia muitas pessoas chamam o Extra de Extra Paes Mendonça até mesmo para diferenciar da outras filiais do supermercado que existem na Barra.